PRÁTICAS PARA PERMANECER VIVA
oficina com Ailén María e Cali Ossani
29 e 31 de outubro, das 19:00 às 21:30
AVISO: o local foi alterado para o Solar da Cultura!
A oficina “Práticas Para Permanecer Viva”, ministrada por Ailén María e Cali Ossani, será um espaço para abordar sobre as memórias de silenciamento que atravancam a expressão do feminino, abrindo possíveis caminhos para ressignificar tais memórias através do corpo-voz que se manifesta. Colocamos aqui o “feminino” como potência presente em todo ser vivo, portal para o devir-mulher e canal de desterritorialização de formas que drenam a potência criadora.
Mantemos como ponto de partida a pergunta: “O que é estar Vivx com este corpo e esta história?”. Partilhamos dispositivos que acionam a criação de forma híbrida, com conceitos e propostas das áreas da dança, performance e artes visuais, incorporando dinâmicas de escrita e enfatizando a expressão da voz como recurso central para o processo criativo.
Buscamos trazer a les participantes práticas e insights que foram acionados durante todo percurso do work-in-progress “Estudo Sobre Estar Viva”, desde seu início, em 2017, passando pela “Residência Artística Sobre Estar Viva”, até a concepção da montagem do espetáculo “Sobre Estarmos Vivas”, apresentada na Mostra Solar de Dança 2024.
Ailén María é investigadora do corpo-voz, graduada em Artes Cênicas pela FAP-UNESPAR (2013). Com 15 anos de experiência nas áreas de teatro, dança, performance, música e cinema, ela iniciou em 2017 o work-in-progress “Estudo sobre estar viva”, fundamentado na redescoberta de saberes ancestrais e matrísticos.
Cali Ossani é mulher transmutante e artista transdisciplinar. Formada em Artes Cênicas pela Unespar, investiga o corpo como território de reinvenção onde suas fronteiras de gênero, sexualidade e espécie são borradas através do corpo em estado de transe, experimento e ritualização.
Instagram: @ailenmariaa e @caliossani