Conexão Sul – Encontro de Artistas Contemporâneos de Dança / edição 2024
13 a 17 de novembro
O Conexão Sul nasceu da necessidade de artistas de dança das cidades de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre desenvolverem uma atitude de iniciativa, articulação e autorreflexão, a partir de uma perspectiva de descentralização e de sua condição de artistas. Realizado entre 2002 e 2007, consistiu em edições itinerantes e cooperativadas visando o reconhecimento mútuo e a formação de redes. Foi patrocinado pela Petrobras entre 2005 e 2007, por indicação da FUNARTE, pelo pioneirismo na proposta de um encontro em lugar da lógica habitual de festivais. A partir de 2023, houve um movimento de retomada dos encontros, com o ReConexão em Florianópolis, e que agora ganha consistência institucional na presente edição curitibana, tendo a Casa Hoffmann como anfitriã.
O Conexão Sul elabora suas propostas a partir de uma leitura sobre o contexto da dança do sul do país, da necessidade de convívio e de intercâmbio de experiências. Seus eixos conceituais estão no protagonismo dos artistas na elaboração de espaços e discussões em dança, na descentralização da cultura no Brasil e no borramento dos dispositivos ditos da prática ou da teoria necessários ao pensar específico do fazer artístico – expressa na proposição mesma de um encontro.
Em sua primeira fase foram realizadas cinco edições: Porto Alegre (2002, 2005 – Ações do Conexão – e 2006), Curitiba (2002 e 2007; e 2008 – Ações do Conexão) e Florianópolis (2003). Quando realizado em Curitiba, disseminou ações que foram distribuídas por vários espaços culturais da cidade, a partir da Casa Hoffmann, em formato de oficinas, apresentações, lançamentos de livros, mostras e compartilhamentos artísticos.
A edição atual objetiva articular, novamente, o coletivo de artistas que idealizou e produziu os Encontros anteriores, a fim de retomar a sua história e atualizar as suas questões com as novas gerações. O intento é integrar mais artistas, principalmente da cidade de Curitiba, aos debates, aulas e apresentações, fortalecendo e expandindo a rede artística da região. Nesse sentido, há uma sincronia entre esta proposta de produção e a temática curatorial de Mônica Infante no que concerne à memória e comemoração dos 21 anos da Casa Hoffmann – centro de estudos do movimento.
Coordenação Geral
Mônica Infante (Curitiba/Paraná)
Artistas idealizadoras/es e colaboradoras/es
PARANÁ
Cinthia Kunifas
Marila Velloso
Rosemeri Rocha
SANTA CATARINA
Jussara Xavier
Sandra Meyer
Vera Torres
RIO GRANDE DO SUL
Cibele Sastre
Marco Fillipin
Tatiana da Rosa
Heloisa Gravina
VERIFIQUE A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA.