Mostras de Dança

As Mostras de Dança têm o objetivo de incentivar o desenvolvimento de pesquisas artísticas em suas diversas configurações de resultados.

Através de Editais do Fundo Municipal da Cultura, os recursos são destinados aos artistas ou coletivos profissionais, e seus resultados desdobram em ações de apresentações, atividades formativas e formação de plateia.

As Mostras acontecem durante duas semanas de apresentações na Casa Hoffmann e no seu entorno, e desdobramentos de diversas atividades assim como as apresentações, acontecem também em escolas e Administrações Regionais.

Mostra Solar

A Mostra SOLAR, como o próprio nome sugere, vem com o propósito de lançar luz sobre os artistas e a linguagem da dança em Curitiba. Do ponto de vista artístico/curatorial, trabalha para intensificar o envolvimento e a valorização do artista da dança da cidade na comunidade. Do ponto de vista da gestão, busca fomentar e difundir o produto cultural, além de otimizar recursos públicos e qualificar o atendimento para artistas e público. Tem um pensamento singular, estratégico, que aposta na criação e acompanhamento do desenvolvimento artístico em várias etapas: do pensamento à realização, da realização à difusão.

A Mostra SOLAR tem um olhar atento e curioso pelos caminhos que a linguagem da dança pode percorrer, pela liberdade de assumir riscos, e surge com o compromisso de divulgar a ação de artistas curitibanos, ao lado de artistas que dançam pelo mundo.

Edição 2018

De 24 de outubro a 11 de novembro de 2018

A Mostra aconteceu, através do Edital SOLAR 2018, com a inscrição de 23 proponentes, resultando em 7 contemplados. Numa ação inédita da FCC, os contemplados foram analisados através de um Edital de Pareceristas. De 17 inscritos de todas as partes do Brasil, foram selecionados 5 pareceristas.

Artistas e trabalhos contemplados: Alessandra Lange: “Mãe – Um ensaio sobre ela”/ Fábio Tavares: “Amanhã foi cancelado”/ Gabriel Machado: “Mil Besos”/ Gládis dos Santos: “Maria Samambaia Palestra”/ Juliana Adur : “PEIXE – ESPADA II – como sobreviver em alto mar”/ Lívea Castro:“Vilosidade” e Marila Velloso: “PRESET”.

Artista convidado Volmir Cordeiro (BR/FR).

Projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitural Municipal de Curitiba

Realização: Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC e Casa Hoffmann – centro de estudos do movimento

Apoio: Institut Français BRASIL e Consulado Geral da França em São Paulo

Edição 2020 – Digital

De 08 a 16 de dezembro de 2020

A Mostra SOLAR retorna em 2020 através da segunda edição do Edital SOLAR do Fundo Municipal da Cultura de Curitiba.

Dos 26 projetos inscritos foram contempladas sete propostas que, nesta edição, contempla também os formatos duplas e trios.

Os pareceristas escolhidos através de edital público, os quais analisaram os projetos foram: Cristiane Marques de Oliveira (BH), Lucio Enrico (PE), Jussara Janning Xavier (SC), Marta Cesar (SC) e Wellington Bartholomeu Sampaio Mendes Junior (RJ).

Artistas e trabalhos contemplados:

Solos: Patrícia Machado: “Tarja Branca: cinco movimentos para um mundo menor” | Airton Rodrigues: “Projeto Violência” | Mariana Mello: “Furor” | Mari Paula: “Fronterizas” | Luciane Figueiredo: “No Mundo de Maria João”. Dupla: Renata Roel e Fernando de Proença: “Levante!”. Trio: DesCompanhia De Dança: “Última Dança”.

Projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba

Realização: Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC e Casa Hoffmann – centro de estudos do movimento

Parceria: Consulado Geral da França em São Paulo

Apoiadores: Aliança Francesa de Curitiba, Ciné Corps e Corpo Rastrado

C 58 – Mostra de Coletivos

C 58 (Casa/Coletivo nº 58).

C de casa, de conexão, de coletivo. C de um conjunto de ações que existem para incentivar, fomentar, difundir e democratizar o acesso à Dança. Conectar coletivos, propor aproximações. Proporcionar espaços, encontros, reflexões, transformações. C de conceber a partir da ideia de coletivo, e/ou entendimentos e representações da coletividade.

Edição 2019

De 22 de julho a 04 de agosto de 2018

A mostra aconteceu através do Edital Coletivos em Residência 2018.

Os projetos contemplados pelo edital foram: Coletivo I – Encruzilhada e Coletivo II – Criadores Anônimos.

Artistas convidados: Fernando de Proença e Renata Roel (PR).

Projeto realizado com o Apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Realização: Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC e Casa Hoffmann – centro de estudos do movimento

Circuito de Dança nos Bairros

É um programa gratuito de ações formativas em Dança. Salas específicas dentro das Regionais de Curitiba são cadastradas para receber as atividades, possibilitando maior aprofundamento na formação do indivíduo que quer dançar e na formação de plateia.

Portas Abertas

O Portas Abertas é o programa da Casa Hoffmann que recebe projetos e coletivos independentes de Curitiba, propondo, criando e movimentando a cena da dança em suas especificidades e diversidade. Os coletivos e artistas que ocupam esse espaço desenvolvem atividades e conceitos embasados em pesquisas aprofundadas tanto em raízes e tradições, quanto na investigação e interesse em material próprio, que dialogam com o entendimento de pesquisa em dança da Casa Hoffmann.

Sempre com um convite aberto ao público e entrada gratuita, são realizadas aulas abertas e/ou apresentações para quem sentir vontade de entrar e contemplar ou então participar da atividade.

Atualmente fazem parte do Portas Abertas os Coletivos: SUMMUS / UM; Pontes Móveis; Nós em Traço; Cipher 58 / EmpireClã.